Visita 2009

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Big Brother e sua origem

Todos conhecem e já devem ter assistido ao menos uma vez na vida o Reality Show “Big Brother” onde algumas pessoas passam confinadas em uma casa sem contato com o mundo exterior. Monitoradas através de câmeras onde as imagens são transmitidas para todo o país.

Esse programa já é um sucesso no mundo todo, a mais de 10 anos, mas você sabe por que o programa se chama “Big Brother”?

Pois bem, em 1949 o escritor George Orwell publicou um livro chamado “1984” com uma história que se passa na Oceania, um país dominado pelo regime ditatorial, onde o governo tortura e elimina pessoas, pratica lavagem cerebral e monitora constantemente a vida de todos os seus habitantes. Ninguém conhece o nome ou o rosto do ditador da Oceania, sendo conhecido apenas como “Big Brother” (irmão mais velho). O ditador é conhecido por esse nome porque ele cuida de todos e só quer o bem das pessoas, seus “irmãos mais novos”. Seu slogan é “Big Brother is Watching You” (O irmão mais velho está observando você).

Daí então, em 1997 John de Mol, um executivo da TV holandesa, sócio da empresa Endemol, teve a idéia de criar um Reality Show onde pessoas comuns seriam selecionadas para conviverem juntas dentro de uma mesma casa, vigiadas por câmeras, 24 horas por dia, sua primeira temporada foi ao ar em 1999, no ano seguinte mais países estavam produzindo suas versões locais do “Big Brother”. No Brasil sua primeira edição foi em 2002, hoje está ao ar em quase 70 países.

O “Big Brother” foi um dos primeiros programas de Reality Show e muitos outros seguiram o mesmo caminho, hoje existem infinitos programas nessa categoria.

O interessante é que em alguns países ditatoriais esses programas foram a primeira vez que a população, em larga escala, teve autorização para votar em algo e manifestar opiniões, uma vitória para a democracia e a liberdade de expressão.

Fonte: Wikipedia 1 2 3

Nenhum comentário :