Visita 2009

sábado, 7 de abril de 2012

Bala de banana

Ingredientes para uma receita:- 30 bananas pequenas picadas (Daqui do sítio)- 02 colher de sopa de manteiga (Daqui do sítio)- 04 colheres de sopa de suco de limão (Daqui do sítio)- 48 colheres de sopa de açúcar orgânico - deu umas 800 gramas (do supermercado) - usei as 200 gr restante para enrolar as balas- 02 colheres de sopa de cacau em pó (da feira ecológica)
Modo de fazer:Sem colocar água, bata a fruta no liquidificador (fiz esta etapa no mixer). Quando formar uma pasta bem cremosa está no ponto. Reservar.Na panela que vai ao fogo coloque o açúcar e misture bem o cacau, deixando bem homogêneo. É importante fazer isso para que não empelote depois. Em seguida vai o suco de limão e a manteiga.
Por último colocar a pasta de banana. (tudo isso ainda fora do fogo)

Depois que tudo estiver bem misturado, leve ao fogo por uma hora e meia mais ou menos. Deixei 1h e 40 min.A massa vai escurecendo e firmando.Seguir mexendo até que fique bem solta na panela, descolando do fundo. Parece o ponto de um brigadeiro bem duro. Para fazer o teste do ponto, com uma pequena colher, pegar um pouquinho da massa e colocar em água fria. Deverá ficar em ponto consistente sem grudar. Já com o fogo desligado mexa a massa para esfriar um pouco. Despeje numa assadeira untada e espalhe. A dica é usar um pano (eu uso voal) bem limpo e umedecido para espalhar a massa da bala. Com a massa morninha e já espalhada descole da assadeira. Para soltar mais fácil polvilhe um pouco de açúcar cristal. Em seguida coloque sobre uma superfície lisa para cortar as tiras.

Cortar com uma faca bem afiada. Segure firme e não pare até terminar o corte. Polvilhe mais açúcar. Deixe de um dia pro outro antes de embalar!

Nenhum comentário :