Visita 2009

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A real diferença entre o retrô e o vintage!


De uns tempos pra cá o antigo tornou-se moda, seja no mundo fashion, decoração ou até na música. O que poderia ser ultrapassado e considerado cafona é adorado por muitos (me incluo), mas a forma de nomear esse antigo as vezes é muito confundido, o que é "vintage" e o que é "retrô"? Eu mesma já usei qualquer uma das palavras para nomear algo que fosse no mínimo duas décadas passadas, engano meu, as palavras retrô e vintage, não são sinônimos, podem possuir é claro, um significado em comum, mas não são iguais.


O que é vintage? O vintage é uma peça que realmente pertenceu e foi criada em uma década passada. Pode ser uma peça de roupa, acessório, objeto de decoração entre muitas coisas. Você pode encontrar em sebos, brechós, antiquários e museus.

O que é retrô? O retrô é algo que foi criado em nossa época e geração, mas possui o design de uma época passada. Pode ser uma releitura de algo do passado, mas criado hoje. Concluindo, a sua criação não é antiga, o produto é novo, mas seu visual é de outra época. Vemos muito isso na moda que sempre volta com modas passadas, como as calças de cintura alta e pantalona, óculos de armações redondas, blusas cropped top e sneakers e são característicos dos anos 80.



Esses são exemplos de objetos com design antigo, assim chamados retrô, que sou apaixonada e acho muito charmosos :) Resolvi fazer esse post porque sei que muita gente ainda confunde esses dois termos, pra deixar bem claro e aproveitar e falar de um assunto que tanto gosto.

Nenhum comentário :