Visita 2009

terça-feira, 15 de maio de 2012

Limpando a casa por zonas: sistema FLY

Um dos métodos de como limpar a casa que descobri há pouco tempo é o famoso sistema FLY lady. É um sistema americano, mas seguido por mulheres – as famosas flies – do mundo todo. O sistema FLY, de forma resumida, tem seu cerne na organização. Ao se organizar quanto a todas atividades do lar, é possível cumprir todos os deveres de forma serena e viver em uma casa limpa e perfumada.

Um dos métodos é a limpeza dividida por zonas. Divide-se a casa em 5 zonas (basicamente: entrada, cozinha, banheiros, quartos e sala) e a cada semana do mês se ocupa de uma delas, limpando tudo detalhadamente. Como dispomos de uma semana para limpar cada zona, é possível fazer tranquilamente. Essa forma de organização permite que tudo na casa passe pela limpeza, ao contrário de um único dia para o faxinão geral que, muitas vezes, limpa somente aquilo que salta aos olhos. O sistema por zonas não elimina o faxinão, mas o simplifica. Por exemplo, ao invés de você passar um sábado inteiro limpando a casa, você tira 1h e 30 min para fazer a limpeza básica (limpar banheiros, arrumar camas, tirar pó, varrer), que no sistema FLY é chamado de abençoar o lar.

Para colocar esse sistema em prática é aconselhado a fazer um decluttering, isto é, tirar todos os entulhos. Estes são definidos por tudo aquilo que não usamos mais ou não amamos. Escolha uma parte da sua casa, selecione um hot spot, coloque no cronômetro um período curto, como 15 minutos e comece as separações. Com sua casa livre de focos de bugigangas, você conseguirá iniciar a limpeza por zonas mais tranquilamente.

Alguns links de apoio

Se você quiser conhecer melhor sobre esse sistema FLY, acesse o site fly lady. Para entender melhor o funcionamento por zonas, você pode acessar no link getting started. Todo este material é em inglês, mas existe o grupo do yahoo em português, que agora funciona no Facebook, o FLYingInBrazil.

Alguns blogs em português já falaram sobre isso e oferecem ótimas dicas, confira:

http://donasdecasaanonimas.com/limpando-a-casa-por-zonas-sistema-fly/

Nenhum comentário :